Açougues precisam pensar em como manter a carne fresca por mais tempo. Entre as opções disponíveis, as embalagens a vácuo e ATM (Atmosfera Modificada) se destacam, mas qual delas é a ideal para o seu negócio?
É fato que a carne e derivados têm uma vida útil de prateleira curtíssima. Os açougues podem colher prejuízos se não prestarem atenção aos processos de armazenamento e embalamento.
Para ajudar o seu negócio a escolher a melhor opção de embalagem, vamos trazer as diferenças e vantagens destas alternativas.
Assim, você poderá oferecer o melhor produto aos seus clientes.
Uma embalagem a vácuo retira todo o ar atmosférico que envolve o produto. Assim, cria um ambiente totalmente fechado e selado.
Essa embalagem reduz a proliferação de patógenos e desacelera o processo de oxidação. Para a indústria de alimentos, em especial, para o segmento de carnes e derivados, a embalagem a vácuo garante maior durabilidade e qualidade.
Por isso, é uma solução ideal para carnes frescas e processadas, conservando o sabor, a textura e a cor dos produtos por mais tempo.
Estender o prazo de validade é uma importante vantagem das embalagens a vácuo. Porém, o método tem outros benefícios:
Sendo assim, as embalagens a vácuo se apresentam como uma alternativa economicamente viável para açougues e frigoríficos.
A tecnologia de Atmosfera Modificada (ATM) consiste em alterar a composição dos gases no interior da embalagem para prolongar a vida útil dos produtos.
No mercado de carnes, isso significa substituir o ar atmosférico por uma mistura controlada, geralmente composta por:
Essa mistura gasosa, que protege o alimento, varia conforme o tipo de produto e suas propriedades particulares.
Prolongar o frescor da carne por mais tempo é uma importante vantagem das embalagens ATM. No entanto, a lista de benefícios da tecnologia ATM inclui outras vantagens, tais como:
Preservar o valor nutritivo dos alimentos é uma das principais vantagens do método ATM. Por isso, essa embalagem está se popularizando na indústria alimentícia, especialmente para queijos, saladas e carnes.
Escolher entre a embalagem a vácuo e a embalagem ATM depende das necessidades específicas do açougue e dos produtos que você oferece.
Ambas as tecnologias têm seus benefícios, mas cada uma se destaca em situações diferentes.
Por atender as exigências da Vigilância Sanitária e regulamentações do segmento, a embalagem a vácuo já é amplamente usada na indústria de carnes. Além da conformidade, esse método tem outras vantagens:
Apesar disso, a carne pode sofrer alteração na coloração, devido à falta de oxigênio. Isso afeta profundamente a percepção do consumidor, embora a qualidade interna permaneça preservada.
Vale ressaltar que, com a tecnologia ATM, a carne preserva suas características naturais e mantém um excelente aspecto visual, o que é ideal para prateleiras de supermercados e vitrines de açougues.
Ainda, o método ATM reduz a quantidade de aditivos e conservantes no produto, resultando em produtos mais naturais e saudáveis.
Por isso, é recomendada para carnes frescas e prontas para consumo e produtos mais naturais.
No entanto, a embalagem ATM requer mais espaço no armazenamento, já que não há redução de volume, como no vácuo. Há, ainda, um custo mais elevado devido à tecnologia envolvida.
Se o foco do seu negócio é a conservação prolongada e otimização do espaço, a embalagem a vácuo é a melhor opção.
No entanto, se você quer preservar a aparência e a frescura da carne para vendas imediatas, a embalagem ATM pode ser a escolha ideal.
Escolher a embalagem adequada para conservar carnes no açougue é o caminho para manter a qualidade do produto, evitar desperdícios e garantir a satisfação do cliente.
Ao escolher a embalagem, preste atenção aos seguintes pontos.
Entenda se o seu público prefere carne fresca ou se opta por carnes com maior vida útil, como aquelas embaladas a vácuo, muito comum em embutidos, como bacon, salsichas e calabresas.
Por isso, ensacadeiras de linguiça e seladores a vácuo são equipamentos que não podem faltar na sua cozinha profissional quando embutidos são os principais produtos do açougue.
Por outro lado, se os seus clientes preferem produtos frescos, a aparência é decisiva no momento de compra, tornando a ATM mais atrativa.
Carnes que precisam ser conservadas por períodos longos têm um melhor desempenho em embalagens a vácuo. Se o seu açougue distribui estes produtos, escolha essa opção.
Quando o espaço na geladeira industrial é limitado, as embalagens a vácuo, que ocupam menos espaço, podem ser a solução ideal.
Diante de um mercado cada vez mais exigente, tanto em qualidade, quanto em práticas sustentáveis, os açougues e frigoríficos precisam avaliar como estão impactando o meio ambiente.
A embalagem a vácuo, por exemplo, utiliza menos material plástico, pois a retirada do ar permite uma selagem mais compacta.
Além disso, seu grande diferencial está na capacidade de prolongar a vida útil dos alimentos, o que minimiza o desperdício de carne.
A embalagem ATM, por sua vez, evita que produtos precisem ser descartados por conta da aparência alterada, um problema recorrente em carnes embaladas por outros métodos.
Ambas as opções ajudam a indústria de alimentos a reduzir perdas e a atuar de forma mais ecologicamente responsável.
Quer saber das últimas novidades, tendências e inovações na indústria da carne? Visite o blog da Inox-Design.
Oferecemos conteúdo atualizado sobre tecnologias, boas práticas e regulamentações que ajudam na gestão do seu negócio.
Continue lendo nosso blog e mantenha-se informado com quem entende do assunto!
Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato em seguida.
Aguarde
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.