Você sabia que, a cada dia, crescem os casos de fraudes e golpes em lojas online?
De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a SPC Brasil e a consultoria Offerwise, 32% dos consumidores já sofreram ou foram vítimas de fraudes online.
Entre os golpes mais comuns estão compras em sites falsos, clonagem de cartões e tentativas de fraude por WhatsApp.
Até o Senado Federal reconhece esse problema. Segundo o Instituto DataSenado, 24% dos brasileiros com mais de 16 anos já foram vítimas de crimes cibernéticos nos últimos 12 meses, resultando em prejuízos para mais de 40,85 milhões de pessoas.
Precisamos estar atentos a esses golpes. Preocupados com nossos clientes e consumidores em geral, decidimos trazer as fraudes mais comuns e formas de buscar proteção virtual.
Uma fraude em que os criminosos emitem boletos falsos com os dados reais da vítima, incluindo CPF ou CNPJ, levando os consumidores a pagar por produtos que nunca serão entregues ou que nunca foram solicitados.
Esse boleto falso geralmente chega por e-mail. Para se proteger, procure:
Caso receber um email com boleto bancário falso, entre em contato com o beneficiário, ou seja, a própria loja ou provedor de serviços, e informe sobre o golpe. Assim, outros consumidores e prováveis vítimas podem ser notificados em tempo ágil.
O criminoso cria perfis falsos com a intenção de enganar pessoas, criando uma falsa identidade para obter produtos ou serviços de graça.
Para se proteger:
Solicitar comprovantes de endereço ou identificação, especialmente em compras de alto valor, é uma medida muito recomendada para neutralizar tentativas de catfishing.
Um dos golpes mais comuns no ambiente virtual. Acontece quando os criminosos obtêm os dados de um cartão bancário e realizam compras fraudulentas em seu nome ou em nome do seu negócio.
Para se proteger:
É possível ainda oferecer outras formas de pagamento, como transferências bancárias ou PIX, para reduzir a dependência de cartões.
Se o site oferece apenas meios de pagamento não-reembolsáveis, como transferências e ordens de pagamento, é melhor manter distância.
Fraude em que os criminosos criam números de telefone ou sites falsos imitando o SAC de uma loja, com o objetivo de obter dados bancários ou informações pessoais dos clientes.
O grande perigo aqui é que as pessoas demoram para perceber a fraude e, quando percebem, já informaram os dados sigilosos, ficando à mercê dos criminosos.
Para se proteger:
A precaução é a melhor forma de evitar golpes de SAC. É importante ainda verificar a linguagem e a abordagem em centrais de atendimento. Erros de gramática e ortografia são comuns em sites falsificados.
Ao menor sinal de desconfiança, ligue o sinal de alerta e se afaste.
Quando um criminoso se passa por motoboy ou entregador para retirar um pagamento ou entregar um falso produto, levando consigo o dinheiro ou os itens da loja.
Esses falsos entregadores podem usar também maquininhas de cartão falsas, solicitar o valor errado para pagamento e muitos outros perigos.
Para se proteger:
É importante criar um protocolo de verificação para garantir que apenas pessoas autorizadas manuseiem os itens da loja. O uso de palavras-chave e senhas é uma maneira de evitar golpes com entregadores.
Na loja da Inox-Design, garantimos que nossos clientes possam realizar suas compras com total segurança. Afinal, o compromisso com a transparência e a proteção de dados é uma prioridade.
Garantimos que todas as negociações sejam realizadas de maneira clara e transparente, com informações detalhadas sobre nossos produtos, condições de pagamento e prazos, além de criptografia para proteger o sigilo de transações.
Nenhum dado sensível é compartilhado, assegurando uma experiência de compra tranquila e sem surpresas.
Confiança é a base da nossa relação com o cliente, e seguimos comprometidos em proteger você contra qualquer tipo de golpe ou fraude digital.
Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato em seguida.
Aguarde
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.