O Torresmo à Pururuca, com sua textura crocante e sabor inconfundível, é um queridinho dos brasileiros. É encontrado em botecos tradicionais até restaurantes mais gourmetizados em forma de petisco.
Porém, transformar essa iguaria em um produto rentável exige mais do que uma boa receita. Padronização, controle de qualidade e máquinas profissionais para garantir crocância são critérios indispensáveis.
Neste guia, você aprenderá não só a técnica, mas também como estruturar seu negócio para lucrar com o torresmo à pururuca, sempre com foco na qualidade do produto para conquistar a satisfação do consumidor.
Devido à versatilidade de consumo, o torresmo à pururuca vende bem como petisco em bares, acompanhamento de pratos típicos, como feijoada, ou até em versões premium (com temperos diferenciados ou kits com molhos artesanais).
No entanto, outros fatores tornam esse produto muito atrativo do ponto de vista empreendedor:
Tudo isso torna o torresmo um produto com alta rotatividade e que precisa estar no cardápio de açougues, supermercados e casas de carne que priorizam a fidelização de consumidores.
Um bom torresmo começa na seleção criteriosa do toucinho de porco, a matéria-prima principal do torresmo a pururuca. Invista em cortes frescos, com camadas visíveis de gordura e carne.
Esse corte possui a proporção de 70% gordura e 30% carne, aproximadamente, sendo ideal para o torresmo se picada em cubos.
Outro ponto é a espessura dos cubos, que precisam ter entre 2 cm e 3 cm. Esse tamanho permite que a gordura derreta lentamente, chegando ao ponto pururuca sem queimar.
Fatias finas secam rápido e não chegam ao ponto, além de absorverem o gosto de queimado. Fatias grossas, por sua vez, possuem um gosto acentuado de gordura, tornando o petismo enjoativo.
O segredo do torresmo à pururuca está no pré-preparo. Além de eliminar excessos de gordura, essa etapa define a crocância e o sabor final.
Confira as técnicas essenciais.
O Fatiador de toucinho e barriga suína garante cubos com espessura idêntica, evitando que a fritura seja irregular.
Feito em aço inox 304, é resistente e fácil de higienizar. Seu design com esteiras otimiza o tempo de preparo e ainda traz mais segurança para o operador.
Ferva o toucinho em água com sal para retirar impurezas. Escorra bem e seque os cubos antes de fritar.
Além disso, tempere os cubos com sal grosso antes da fritura. Isso ajuda a absorver a umidade residual e realça o sabor.
Por fim, deixe o toucinho descansar por 1 ou 2 horas na geladeira após o pré-cozimento. Isso resseca levemente a superfície, um passo necessário para chegar ao ponto de pururuca.
A fritura é o momento decisivo para o sucesso da receita. O processo exige temperatura controlada e equipamentos que garantam resultado profissional, além de segurança.
Para esse controle térmico, um Fritador de Torresmo à Pururuca é a melhor opção, pois:
Para um resultado satisfatório, mantenha o óleo entre 160°C e 180°C. Abaixo disso, o torresmo absorve gordura e fica borrachudo; acima, queima rápido e perde crocância.
Usar a banha suína para a fritura é outra dica para mais sabor. Essa matéria-prima, que geralmente é desperdiçada, realça o sabor do torresmo e pode ser utilizada em múltiplos ciclos, se filtrada e armazenada corretamente.
Para isso, use o Cristalizador de Banha da Inox-Design. Com sistema de filtragem e decantação, a solução remove impurezas e partículas sólidas, resultando em banha límpida e de alta qualidade, ideal para reutilização.
Fabricado em aço inox 304, evita oxidação e contaminação alimentar. Além de reduzir desperdícios, o cristalizador cumpre normas sanitárias e agrega valor ao seu negócio, transformando um subproduto em fonte de lucro adicional.
Após a fritura, é preciso remover todo o excesso de gordura. Para isso, a prensa de torresmo é a melhor opção. Essa ferramenta remove o excesso de gordura, aplicando pressão uniforme sem danificar o produto.
Como resultado, o torresmo fica sequinho e com a crocância que os consumidores adoram. Feita com inox 304, a sua superfície é lisa e não porosa, facilitando a limpeza e cumprindo todas as normas sanitárias.
Para preservar a crocância e ampliar a vida útil do torresmo, as embalagens a vácuo são recomendadas.
Além disso, opte por porções reduzidas e permita a visualização do produto em alguma área transparente da embalagem. Esses fatores fazem com que o produto tenha uma circulação maior.
Não se esqueça de incluir informações relevantes: data de validade, procedência dos ingredientes e instruções de consumo.
O Fritador de Torresmo e seus acessórios, prensa e cristalizador, permitem escalar a produção dessa receita sem perder qualidade.
Essas máquinas garantem uma fritura controlada e padronização em todas as etapas, eliminando variações que comprometem a qualidade do produto final.
Além disso, a estrutura em aço inox 304 assegura superfícies higiênicas, fáceis de limpar e livres de contaminação, enquanto a robustez dos equipamentos permite processar grandes volumes diários sem interrupções.
Essas máquinas reduzem custos operacionais e posicionam seu negócio como referência em qualidade e profissionalismo.
Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato em seguida.
Aguarde
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.